Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Rilmar Lopes da-
dc.contributor.authorSouza, Rita de Cássia de-
dc.creatorSouza, Rita de Cássia de-
dc.date.accessioned2021-01-29T22:37:05Z-
dc.date.available2021-01-29T22:37:05Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32742-
dc.description.abstractA presente monografia é resultado de um processo de pesquisa que visou estudar as contribuições do ensino de arte no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança. Tendo como objetivo principal: compreender qual é o lugar que a Arte-educação encontra na escola para que venha contribuir para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança; e objetivos específicos: sistematizar a trajetória da Arte-Educação na história do Brasil, identificar como as escolas compreendem o ensino de arte para o desenvolvimento da criança e refletir sobre a importância da formação de docentes para o ensino de artes. Para esta realização foram necessários procedimentos metodológicos com pesquisas de caráter qualitativo e para analise dos dados coletados foi realizado o estudo de caso que permitiu recortar o objeto: arte-educação na educação infantil. Os dados foram coletados em três escolas, sendo; uma municipal, uma comunitária e uma particular. Além da coleta de dados foi realizado estudos teóricos no que se refere à história do ensino de artes na educação e a arte no desenvolvimento da criança, estes estudos fundamentaram os três capítulos da monografia. Na realização da pesquisa, além do exercício da técnica, no processo de construção de conhecimento teórico e prático do objeto, pude refletir a realidade do ensino de arte no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Apesar de ter observado apenas três escolas, também já fui aluna de arte na educação infantil, básica, média e superior, por isso, o campo por mim visitadas reafirma a prática de ensino de arte por mim vivida. Ainda não conhecemos a importância da alfabetização estética no desenvolvimento da criança, em seus processos de alfabetização. Concluo este trabalho com novos questionamentos: Quais são os valores estéticos que a escola oferece a criança? Qual é a formação que a universidade oferece as educadoras?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento afetivopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.titleAs contribuições do ensino de arte no desenvolvimento: afetivo cognitivo e social da criança.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Rilmar Lopes da-
dc.contributor.refereesCanda, Cilene Nascimento-
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RITA DE CÁSSIA DE SOUZA.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.