Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32734
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios da inclusão de alunos com autismo das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Valéria dos Santos
Autor(es): Silva, Valéria dos Santos
Abstract: A inclusão de alunos autistas na escola regular atualmente é uma realidade conquistada a poucos anos. E para isto acontecer foi necessária a implantação de muitas leis para se concretizar este processo de inclusão, que é tão importante para a sociedade brasileira, que passa a respeitar as diferenças e a acreditar que todos são capazes de participar do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com Autismo nas escolas regulares nas séries iniciais do ensino fundamental. O trabalho tem como intenção pesquisar a inclusão de alunos com autismo e as condições estruturais da escola e do seu corpo docente para a inserção destes alunos na escola regular. Traz no seu corpo teórico-prático, aspectos relacionados à história da educação, fundamentos do Ensino Fundamental, histórico da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola de ensino regular, a caracterização dos sintomas autisticos e o processo de inclusão dos alunos autistas nas classes comuns, utilizando com referência as políticas públicas, o currículo, a capacitação dos professores e tudo que diz respeito às dificuldades enfrentadas e os avanços obtidos pela escola, pelos alunos e pelas famílias destes alunos.
ABSTRACT The inclusion of autistic students in regular schools is a reality today won a few years. And for this to happen was a need to implement many laws to achieve this inclusion process, which is so important to society, that will respect the differences and believe that everyone is able to participate in the process of teaching and learning. This work aims to reflect on the inclusion of students with autism in mainstream schools in the early grades of elementary school. The work is intended to investigate the inclusion of students with autism and the structural conditions of the school and its faculty for the inclusion of these students in regular schools. Bring in your body theoretical and practical aspects related to the history of education, fundamentals of elementary school, the historic inclusion of pupils with special educational needs in mainstream schools, the characterization of autistic symptoms and the process of inclusion of autistic students in regular classes using a reference to public policies, curriculum, teacher training and all that pertains to the difficulties faced and the progress made by the school, students and families of these students.
Palavras-chave: Inclusão
Autismo
Currículo
Políticas públicas
Ensino regular
Inclusion
Autism
Curriculum
Public policy
Regular education
CNPq: Educação Especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32734
Data do documento: 29-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação (14).pdf327,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.