Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.author | Silva, Valéria dos Santos | - |
dc.creator | Silva, Valéria dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T20:40:07Z | - |
dc.date.available | 2021-01-29T20:40:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-29 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32734 | - |
dc.description.abstract | A inclusão de alunos autistas na escola regular atualmente é uma realidade
conquistada a poucos anos. E para isto acontecer foi necessária a implantação de
muitas leis para se concretizar este processo de inclusão, que é tão importante
para a sociedade brasileira, que passa a respeitar as diferenças e a acreditar que
todos são capazes de participar do processo de ensino e aprendizagem. Este
trabalho tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com Autismo nas
escolas regulares nas séries iniciais do ensino fundamental. O trabalho tem como
intenção pesquisar a inclusão de alunos com autismo e as condições estruturais
da escola e do seu corpo docente para a inserção destes alunos na escola
regular. Traz no seu corpo teórico-prático, aspectos relacionados à história da
educação, fundamentos do Ensino Fundamental, histórico da inclusão de alunos
com necessidades educacionais especiais na escola de ensino regular, a
caracterização dos sintomas autisticos e o processo de inclusão dos alunos
autistas nas classes comuns, utilizando com referência as políticas públicas, o
currículo, a capacitação dos professores e tudo que diz respeito às dificuldades
enfrentadas e os avanços obtidos pela escola, pelos alunos e pelas famílias
destes alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
The inclusion of autistic students in regular schools is a reality today won a few
years. And for this to happen was a need to implement many laws to achieve this
inclusion process, which is so important to society, that will respect the differences
and believe that everyone is able to participate in the process of teaching and
learning. This work aims to reflect on the inclusion of students with autism in
mainstream schools in the early grades of elementary school. The work is
intended to investigate the inclusion of students with autism and the structural
conditions of the school and its faculty for the inclusion of these students in regular
schools. Bring in your body theoretical and practical aspects related to the history
of education, fundamentals of elementary school, the historic inclusion of pupils
with special educational needs in mainstream schools, the characterization of
autistic symptoms and the process of inclusion of autistic students in regular
classes using a reference to public policies, curriculum, teacher training and all
that pertains to the difficulties faced and the progress made by the school,
students and families of these students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino regular | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Autism | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.subject | Regular education | pt_BR |
dc.title | Os desafios da inclusão de alunos com autismo das séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.referees | Díaz-Rodríguez, Félix Marcial | - |
dc.contributor.referees | Santos, Élida Cristina da Silva de Lima | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|