https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32734
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os desafios da inclusão de alunos com autismo das séries iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Valéria dos Santos |
Autor(es): | Silva, Valéria dos Santos |
Abstract: | A inclusão de alunos autistas na escola regular atualmente é uma realidade
conquistada a poucos anos. E para isto acontecer foi necessária a implantação de
muitas leis para se concretizar este processo de inclusão, que é tão importante
para a sociedade brasileira, que passa a respeitar as diferenças e a acreditar que
todos são capazes de participar do processo de ensino e aprendizagem. Este
trabalho tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com Autismo nas
escolas regulares nas séries iniciais do ensino fundamental. O trabalho tem como
intenção pesquisar a inclusão de alunos com autismo e as condições estruturais
da escola e do seu corpo docente para a inserção destes alunos na escola
regular. Traz no seu corpo teórico-prático, aspectos relacionados à história da
educação, fundamentos do Ensino Fundamental, histórico da inclusão de alunos
com necessidades educacionais especiais na escola de ensino regular, a
caracterização dos sintomas autisticos e o processo de inclusão dos alunos
autistas nas classes comuns, utilizando com referência as políticas públicas, o
currículo, a capacitação dos professores e tudo que diz respeito às dificuldades
enfrentadas e os avanços obtidos pela escola, pelos alunos e pelas famílias
destes alunos. ABSTRACT The inclusion of autistic students in regular schools is a reality today won a few years. And for this to happen was a need to implement many laws to achieve this inclusion process, which is so important to society, that will respect the differences and believe that everyone is able to participate in the process of teaching and learning. This work aims to reflect on the inclusion of students with autism in mainstream schools in the early grades of elementary school. The work is intended to investigate the inclusion of students with autism and the structural conditions of the school and its faculty for the inclusion of these students in regular schools. Bring in your body theoretical and practical aspects related to the history of education, fundamentals of elementary school, the historic inclusion of pupils with special educational needs in mainstream schools, the characterization of autistic symptoms and the process of inclusion of autistic students in regular classes using a reference to public policies, curriculum, teacher training and all that pertains to the difficulties faced and the progress made by the school, students and families of these students. |
Palavras-chave: | Inclusão Autismo Currículo Políticas públicas Ensino regular Inclusion Autism Curriculum Public policy Regular education |
CNPq: | Educação Especial |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32734 |
Data do documento: | 29-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação (14).pdf | 327,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.