Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32708
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Literatura na hospitalização infantil: "um remédio para alma." |
Autor : | Santos, Thiala Conceição |
metadata.dc.creator: | Santos, Thiala Conceição |
Resumen : | Este estudo buscou assinalar como a mediação de leitura com crianças hospitalizadas pode minimizar o estresse inerente ao processo de hospitalização. Aborda-se no estudo, tópicos que tratam da condição da criança hospitalizada; da importância da humanização do ambiente hospitalar; os benefícios do atendimento pedagógico-educacional; as bases legais, as adequações necessárias no processo de scolarização da criança nesse novo espaço/tempo de vida e finalmente, como a estratégia de mediação de Literatura Infantil pode ser um recurso de terapia para a criança hospitalizada. Na medida em que o mercado tem aportado uma quantidade crescente de livros para leitores iniciantes que aproveitam o tema da doença e da hospitalização e que a aproximação desses livros com a presença da criança no hospital é inevitável, este estudo, então, pretende analisar a qualidade desses livros. Assim o fez tanto pelo que o livro infantil deve ser, independente do tema, como por aquilo que diz respeito especificamente ao fato de serem histórias que tratam de doença e hospitalização na infância. Olhar essa produção literária com maior cuidado possibilitou especular sobre a forma como as doenças e a hospitalização estão sendo tratadas nessas primeiras narrativas dirigidas à infância. Através dessa pesquisa, constatou-se que a criança brasileira dispõe de poucos títulos que tratem dessas temáticas e que a maior parte dessas produções são estrangeiras, e por isso mesmo, não refletem a realidade da nossa criança hospitalizada. Os resultados do presente estudo poderão despertar a atenção para necessidade de se desenvolver uma visão mais aguçada quanto à qualidade dos livros oferecidos às crianças, incentivar a ampliação e melhoria das produções literárias que tratem dessa temática dirigidas ao leitor iniciante, e prover aos professores das Classes Hospitalares de informações que permitam intervenções melhor focadas nas possibilidades verdadeiramente estimuladoras da mediação de leitura para além daquelas fundadas na percepção de senso comum. |
Palabras clave : | Hospitalização na infância Classe hospitalar Literatura infantil Biblioterapia Crítica literária |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32708 |
Fecha de publicación : | 27-ene-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.