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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.authorSantos, Thiala Conceição-
dc.creatorSantos, Thiala Conceição-
dc.date.accessioned2021-01-27T13:06:13Z-
dc.date.available2021-01-27T13:06:13Z-
dc.date.issued2021-01-27-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32708-
dc.description.abstractEste estudo buscou assinalar como a mediação de leitura com crianças hospitalizadas pode minimizar o estresse inerente ao processo de hospitalização. Aborda-se no estudo, tópicos que tratam da condição da criança hospitalizada; da importância da humanização do ambiente hospitalar; os benefícios do atendimento pedagógico-educacional; as bases legais, as adequações necessárias no processo de scolarização da criança nesse novo espaço/tempo de vida e finalmente, como a estratégia de mediação de Literatura Infantil pode ser um recurso de terapia para a criança hospitalizada. Na medida em que o mercado tem aportado uma quantidade crescente de livros para leitores iniciantes que aproveitam o tema da doença e da hospitalização e que a aproximação desses livros com a presença da criança no hospital é inevitável, este estudo, então, pretende analisar a qualidade desses livros. Assim o fez tanto pelo que o livro infantil deve ser, independente do tema, como por aquilo que diz respeito especificamente ao fato de serem histórias que tratam de doença e hospitalização na infância. Olhar essa produção literária com maior cuidado possibilitou especular sobre a forma como as doenças e a hospitalização estão sendo tratadas nessas primeiras narrativas dirigidas à infância. Através dessa pesquisa, constatou-se que a criança brasileira dispõe de poucos títulos que tratem dessas temáticas e que a maior parte dessas produções são estrangeiras, e por isso mesmo, não refletem a realidade da nossa criança hospitalizada. Os resultados do presente estudo poderão despertar a atenção para necessidade de se desenvolver uma visão mais aguçada quanto à qualidade dos livros oferecidos às crianças, incentivar a ampliação e melhoria das produções literárias que tratem dessa temática dirigidas ao leitor iniciante, e prover aos professores das Classes Hospitalares de informações que permitam intervenções melhor focadas nas possibilidades verdadeiramente estimuladoras da mediação de leitura para além daquelas fundadas na percepção de senso comum.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHospitalização na infânciapt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.titleLiteratura na hospitalização infantil: "um remédio para alma."pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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