Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32708
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Literatura na hospitalização infantil: "um remédio para alma."
Autor(es): Santos, Thiala Conceição
Autor(es): Santos, Thiala Conceição
Abstract: Este estudo buscou assinalar como a mediação de leitura com crianças hospitalizadas pode minimizar o estresse inerente ao processo de hospitalização. Aborda-se no estudo, tópicos que tratam da condição da criança hospitalizada; da importância da humanização do ambiente hospitalar; os benefícios do atendimento pedagógico-educacional; as bases legais, as adequações necessárias no processo de scolarização da criança nesse novo espaço/tempo de vida e finalmente, como a estratégia de mediação de Literatura Infantil pode ser um recurso de terapia para a criança hospitalizada. Na medida em que o mercado tem aportado uma quantidade crescente de livros para leitores iniciantes que aproveitam o tema da doença e da hospitalização e que a aproximação desses livros com a presença da criança no hospital é inevitável, este estudo, então, pretende analisar a qualidade desses livros. Assim o fez tanto pelo que o livro infantil deve ser, independente do tema, como por aquilo que diz respeito especificamente ao fato de serem histórias que tratam de doença e hospitalização na infância. Olhar essa produção literária com maior cuidado possibilitou especular sobre a forma como as doenças e a hospitalização estão sendo tratadas nessas primeiras narrativas dirigidas à infância. Através dessa pesquisa, constatou-se que a criança brasileira dispõe de poucos títulos que tratem dessas temáticas e que a maior parte dessas produções são estrangeiras, e por isso mesmo, não refletem a realidade da nossa criança hospitalizada. Os resultados do presente estudo poderão despertar a atenção para necessidade de se desenvolver uma visão mais aguçada quanto à qualidade dos livros oferecidos às crianças, incentivar a ampliação e melhoria das produções literárias que tratem dessa temática dirigidas ao leitor iniciante, e prover aos professores das Classes Hospitalares de informações que permitam intervenções melhor focadas nas possibilidades verdadeiramente estimuladoras da mediação de leitura para além daquelas fundadas na percepção de senso comum.
Palavras-chave: Hospitalização na infância
Classe hospitalar
Literatura infantil
Biblioterapia
Crítica literária
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32708
Data do documento: 27-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.