Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32667
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Leitura e escrita: reflexões relacionadas à pedagogia
Autor : Carmo, Maria José Bispo dos Santos do
metadata.dc.creator: Carmo, Maria José Bispo dos Santos do
Resumen : Este estudo está voltado para a leitura e a escrita, considerando o lugar de sua aprendizagem que é a escola, com o objetivo de compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem, em uma classe de primeiro ano, á que considero que é nesse ano (série) escolar, onde as experiências sistematizadas vão acontecer e é de enorme importância o acesso da criança ao mundo da leitura. Como a compreensão exige reflexão, associo a esse objetivo outro: o de fazer reflexões sobre a leitura e escrita relacionadas com as questões pedagógicas. Para alcançar os objetivo da pesquisa, desenvolvi dois procedimentos: um que caracterizou a pesquisa bibliográfica e outro que caracterizou a pesquisa de campo. Na bibliográfica, busquei os fundamentos teóricos de autores nacionais e estrangeiros do meio acadêmico e que se dedicam ao estudo desses objetos. Fiz resumos e, com eles, escrevi os capítulos iniciais.Para ampliar o conhecimento das concepções de leitura e da importância da mesma para o desenvolvimento pedagógico no ensino/aprendizagem dos estudantes, é que fui à escola , campo de pesquisa, observar a prática de leitura realizada, durante os meses de maio e junho.As observações realizadas em sala de aula, no primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Austricliano de Carvalho foram orientadas por um roteiro. Em seguida, foram analisados os dados conseguidos, através de leituras do que estava explícito e implícito. Os resultados mostram sobre a importância das concepções de leitura e escrita defendida pelo professor para o desenvolvimento adequado dos alunos.
Palabras clave : Leitura
Escrita
Alfabetização
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32667
Fecha de publicación : 21-ene-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia de Graduação (10).pdf108,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.