Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32667
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.author | Carmo, Maria José Bispo dos Santos do | - |
dc.creator | Carmo, Maria José Bispo dos Santos do | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T19:49:57Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T19:49:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32667 | - |
dc.description.abstract | Este estudo está voltado para a leitura e a escrita, considerando o lugar de sua aprendizagem que é a escola, com o objetivo de compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem, em uma classe de primeiro ano, á que considero que é nesse ano (série) escolar, onde as experiências sistematizadas vão acontecer e é de enorme importância o acesso da criança ao mundo da leitura. Como a compreensão exige reflexão, associo a esse objetivo outro: o de fazer reflexões sobre a leitura e escrita relacionadas com as questões pedagógicas. Para alcançar os objetivo da pesquisa, desenvolvi dois procedimentos: um que caracterizou a pesquisa bibliográfica e outro que caracterizou a pesquisa de campo. Na bibliográfica, busquei os fundamentos teóricos de autores nacionais e estrangeiros do meio acadêmico e que se dedicam ao estudo desses objetos. Fiz resumos e, com eles, escrevi os capítulos iniciais.Para ampliar o conhecimento das concepções de leitura e da importância da mesma para o desenvolvimento pedagógico no ensino/aprendizagem dos estudantes, é que fui à escola , campo de pesquisa, observar a prática de leitura realizada, durante os meses de maio e junho.As observações realizadas em sala de aula, no primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Austricliano de Carvalho foram orientadas por um roteiro. Em seguida, foram analisados os dados conseguidos, através de leituras do que estava explícito e implícito. Os resultados mostram sobre a importância das concepções de leitura e escrita defendida pelo professor para o desenvolvimento adequado dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita: reflexões relacionadas à pedagogia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação (10).pdf | 108,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.