Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32662
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Coordenação pedagógica: itinerância para uma possível articulação
Authors: Santos, Tatiane Noberto dos
metadata.dc.creator: Santos, Tatiane Noberto dos
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da articulação do Coordenador Pedagógico com a comunidade escolar, destacando que esse agente, sozinho, não consegue dar conta de garantir a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, e, para tanto, deve contar com a participação dos agentes escolares. Para construção do trabalho, busquei fazer uma análise histórica e conceitual da coordenação pedagógica no Brasil e na Bahia. Pude perceber que as lacunas provenientes do processo de construção desse profissional, inicialmente fiscalizador e controlador, refletem na sua prática até os dias de hoje. Através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, constatei o quanto é complexo para esse profissional buscar a sua articulação com a comunidade escolar, em meio a muitos entraves. Em decorrência, abordei a gestão democrática na escola, destacando a real importância do trabalho coletivo, sendo este indispensável para a articulação do Coordenador Pedagógico e a comunidade escolar, pois cabe ao mesmo, compreender qual a função desempenhada por cada um dos agentes da escola e a dimensão da importância na participação desses agentes no processo de ensino aprendizagem.
Keywords: Coordenador Pedagógico
Articulação
Comunidade escolar
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32662
Issue Date: 21-Jan-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia de Graduação (6).pdf336,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.