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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32662
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Matos, Uilma Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Santos, Tatiane Noberto dos | - |
dc.creator | Santos, Tatiane Noberto dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T16:42:27Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T16:42:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC - Graduação em Pedagogia | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32662 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da articulação do Coordenador Pedagógico com a comunidade escolar, destacando que esse agente, sozinho, não consegue dar conta de garantir a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, e, para tanto, deve contar com a participação dos agentes escolares. Para construção do trabalho, busquei fazer uma análise histórica e conceitual da coordenação pedagógica no Brasil e na Bahia. Pude perceber que as lacunas provenientes do processo de construção desse profissional, inicialmente fiscalizador e controlador, refletem na sua prática até os dias de hoje. Através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, constatei o quanto é complexo para esse profissional buscar a sua articulação com a comunidade escolar, em meio a muitos entraves. Em decorrência, abordei a gestão democrática na escola, destacando a real importância do trabalho coletivo, sendo este indispensável para a articulação do Coordenador Pedagógico e a comunidade escolar, pois cabe ao mesmo, compreender qual a função desempenhada por cada um dos agentes da escola e a dimensão da importância na participação desses agentes no processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Articulação | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.title | Coordenação pedagógica: itinerância para uma possível articulação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Matos, Uilma Rodrigues de | - |
dc.contributor.referees | Cunha, Maria Couto | - |
dc.contributor.referees | Ribeiro, Maria Izabel Souza | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Monografia de Graduação (6).pdf | 336,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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