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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Coordenação pedagógica: itinerância para uma possível articulação
Autor(es): Santos, Tatiane Noberto dos
Autor(es): Santos, Tatiane Noberto dos
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da articulação do Coordenador Pedagógico com a comunidade escolar, destacando que esse agente, sozinho, não consegue dar conta de garantir a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, e, para tanto, deve contar com a participação dos agentes escolares. Para construção do trabalho, busquei fazer uma análise histórica e conceitual da coordenação pedagógica no Brasil e na Bahia. Pude perceber que as lacunas provenientes do processo de construção desse profissional, inicialmente fiscalizador e controlador, refletem na sua prática até os dias de hoje. Através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, constatei o quanto é complexo para esse profissional buscar a sua articulação com a comunidade escolar, em meio a muitos entraves. Em decorrência, abordei a gestão democrática na escola, destacando a real importância do trabalho coletivo, sendo este indispensável para a articulação do Coordenador Pedagógico e a comunidade escolar, pois cabe ao mesmo, compreender qual a função desempenhada por cada um dos agentes da escola e a dimensão da importância na participação desses agentes no processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico
Articulação
Comunidade escolar
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32662
Data do documento: 21-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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