Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32644
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação profissional para pessoas com “deficiência auditiva/surdos”: um estudo sobre o programa de ações inclusivas do SENAI/BA
Autor : Santana, Catia Lima de
metadata.dc.creator: Santana, Catia Lima de
Resumen : Esta monografia tem como objetivo central analisar a educação profissional ofertada a pessoas com “deficiência auditiva/surdos” pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI /BA), por meio do programa de ações inclusivas. Na perspectiva de estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, na busca por definições terminologias para os sujeitos da pesquisa, investigação das motivações para a realização dos cursos de qualificação profissional e na identificação de desafios e perspectivas do programa de ações inclusivas para pessoas com “deficiência auditiva/surdos”. O motivo pelo qual este tema foi escolhido é o interesse em pensar nas propostas de inclusão também na educação profissional como possibilidade para o melhor aproveitamento das faculdades cognitivas e o desenvolvimento laboral das pessoas com “deficiência auditiva/surdos”. Na atualidade o desenvolvimento social do indivíduo está diretamente atrelado ao sucesso profissional, diante desta realidade cabe a educação possibilitar o acesso desses sujeitos ao mundo laboral, proporcionando qualificação, conhecimento atualizado, aprendizagem das novas tecnologias, dentre outros saberes essenciais à formação profissional de qualquer indivíduo. Nessa perspectiva, abordamos teoricamente as passagens conceituais e históricas sobre a deficiência, deficiência auditiva e o sujeito surdo, bem como uma breve apresentação sobre a organização do trabalho e das legislações Internacionais e Nacionais que asseguram a inclusão das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Por fim, o histórico sobre o SENAI e o programa de ações inclusivas.
Palabras clave : Educação profissional
Programa de ações inclusivas
Pessoas com “deficiência auditiva/surdos”
metadata.dc.subject.cnpq: Educação Especial
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32644
Fecha de publicación : 15-ene-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.