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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.authorSantana, Catia Lima de-
dc.creatorSantana, Catia Lima de-
dc.date.accessioned2021-01-15T22:48:28Z-
dc.date.available2021-01-15T22:48:28Z-
dc.date.issued2021-01-15-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32644-
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo central analisar a educação profissional ofertada a pessoas com “deficiência auditiva/surdos” pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI /BA), por meio do programa de ações inclusivas. Na perspectiva de estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, na busca por definições terminologias para os sujeitos da pesquisa, investigação das motivações para a realização dos cursos de qualificação profissional e na identificação de desafios e perspectivas do programa de ações inclusivas para pessoas com “deficiência auditiva/surdos”. O motivo pelo qual este tema foi escolhido é o interesse em pensar nas propostas de inclusão também na educação profissional como possibilidade para o melhor aproveitamento das faculdades cognitivas e o desenvolvimento laboral das pessoas com “deficiência auditiva/surdos”. Na atualidade o desenvolvimento social do indivíduo está diretamente atrelado ao sucesso profissional, diante desta realidade cabe a educação possibilitar o acesso desses sujeitos ao mundo laboral, proporcionando qualificação, conhecimento atualizado, aprendizagem das novas tecnologias, dentre outros saberes essenciais à formação profissional de qualquer indivíduo. Nessa perspectiva, abordamos teoricamente as passagens conceituais e históricas sobre a deficiência, deficiência auditiva e o sujeito surdo, bem como uma breve apresentação sobre a organização do trabalho e das legislações Internacionais e Nacionais que asseguram a inclusão das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Por fim, o histórico sobre o SENAI e o programa de ações inclusivas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPrograma de ações inclusivaspt_BR
dc.subjectPessoas com “deficiência auditiva/surdos”pt_BR
dc.titleEducação profissional para pessoas com “deficiência auditiva/surdos”: um estudo sobre o programa de ações inclusivas do SENAI/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.refereesBrito, Edenice da Silva Pereira-
dc.contributor.refereesDíaz-Rodríguez, Félix Marcial-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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