https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32644
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Fartes, Vera Lúcia Bueno | - |
dc.contributor.author | Santana, Catia Lima de | - |
dc.creator | Santana, Catia Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T22:48:28Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T22:48:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32644 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo central analisar a educação profissional ofertada a pessoas com “deficiência auditiva/surdos” pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI /BA), por meio do programa de ações inclusivas. Na perspectiva de estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, na busca por definições terminologias para os sujeitos da pesquisa, investigação das motivações para a realização dos cursos de qualificação profissional e na identificação de desafios e perspectivas do programa de ações inclusivas para pessoas com “deficiência auditiva/surdos”. O motivo pelo qual este tema foi escolhido é o interesse em pensar nas propostas de inclusão também na educação profissional como possibilidade para o melhor aproveitamento das faculdades cognitivas e o desenvolvimento laboral das pessoas com “deficiência auditiva/surdos”. Na atualidade o desenvolvimento social do indivíduo está diretamente atrelado ao sucesso profissional, diante desta realidade cabe a educação possibilitar o acesso desses sujeitos ao mundo laboral, proporcionando qualificação, conhecimento atualizado, aprendizagem das novas tecnologias, dentre outros saberes essenciais à formação profissional de qualquer indivíduo. Nessa perspectiva, abordamos teoricamente as passagens conceituais e históricas sobre a deficiência, deficiência auditiva e o sujeito surdo, bem como uma breve apresentação sobre a organização do trabalho e das legislações Internacionais e Nacionais que asseguram a inclusão das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Por fim, o histórico sobre o SENAI e o programa de ações inclusivas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Programa de ações inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com “deficiência auditiva/surdos” | pt_BR |
dc.title | Educação profissional para pessoas com “deficiência auditiva/surdos”: um estudo sobre o programa de ações inclusivas do SENAI/BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Fartes, Vera Lúcia Bueno | - |
dc.contributor.referees | Brito, Edenice da Silva Pereira | - |
dc.contributor.referees | Díaz-Rodríguez, Félix Marcial | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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