Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32631
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação, infância e ludicidade: para além de uma pedagogia da animação
Autor(es): Oliveira, Helma Gleice Almeida de
Autor(es): Oliveira, Helma Gleice Almeida de
Abstract: O presente trabalho monográfico propõe uma analise das relações existentes entre criança, escola e ludicidade, envolvidos em um contexto pedagógico e cultural. Através de um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, cujo, o objetivo é apresentar as reflexões históricas e legislativas que fundamentam a concepção da infância, bem como, concepções sociais e educacionais construídos ao longo do tempo. O motivo pelo qual este tema foi escolhido é o interesse em pensar as questões da infância na perspectiva dos cuidados com estes sujeitos, a importância do brinquedo, da brincadeira e do jogo no desenvolvimento das crianças. Por fim, apresentar o lúdico como algo que vai além da animação, pois esta pode corroborar com o processo de ensino na busca de uma educação mais completa.
Palavras-chave: Criança
Educação infantil
Ludicidade
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32631
Data do documento: 15-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a. capa.pdf10,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
b. pré_texto.pdf12,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
c. introdução.pdf22,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
d. capitulo 2.pdf52,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
e. capitulo 3.pdf60,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
f. capitulo4.pdf31,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
g.considerações.pdf12,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
h. referencias.pdf8,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.