Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32625
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Avaliação formativa: percepções de estudantes de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia |
Autor : | Santos, Taise Barbosa Moreira dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Taise Barbosa Moreira dos |
Resumen : | A temática deste Trabalho de Conclusão de Curso é a Avaliação Formativa, investigada em suas concepções, procedimentos e elementos de base para a sua prática. Nessa direção, o objetivo geral deste trabalho é analisar significados e sentidos atribuídos à avaliação formativa, tanto por alguns dos teóricos da área/assunto, quanto pelos sujeitos que dela participam diretamente; no caso deste trabalho, escolhemos os/as estudantes. Para encaminhar a análise em função do objetivo geral informado, a pergunta/questão que elaboramos foi: Como os/as estudantes de Pedagogia percepcionam a avaliação formativa em suas vivências e contribuições aos processos avaliativos formativos? Utilizamos a metodologia descritivo-analítica para desenvolver este trabalho e o instrumento escolhido para responder à questão proposta foi o questionário. Ao todo, foram respondidos 12 questionários e a análise e interpretação das respostas foi feita, dialogando-se com os autores que discutem a Avaliação de modo geral, e a avaliação formativa, em particular. Para desenvolver o objetivo geral do trabalho, apresentamos os seguintes objetivos específicos: identificar estudos já realizados acerca da avaliação na Faculdade de Educação da UFBA; caracterizar a Avaliação Formativa; apresentar e discutir as percepções, vivências e indicações de estudantes acerca da avaliação formativa, com destaque para três temas: os significados da avaliação formativa e sua mobilização por parte dos professores e dos/as estudantes; os procedimentos mais apropriados a sua prática; as bases para a sua realização e as formas pelas quais já foi ou pode ser vivenciada. Concluímos, dialogando com as respostas dos/as estudantes que participaram da pesquisa que a avaliação formativa é a avaliação para as aprendizagens; sendo a apresentação de critérios avaliativos por parte do professores e seu feedback aos alunos os procedimentos mais apropriados para desenvolvê-la, acompanhada das práticas de autoavaliação e da heteroavaliação, consideradas importantes para a finalidade principal da avaliação formativa, a saber: a melhoria das aprendizagens e da formação para a docência. Assim sendo, a avaliação formativa é reafirmada pelos/as estudantes como uma necessidade, possibilidade e prática possível, sempre em construção. |
Palabras clave : | Avaliação formativa Avaliação para aprendizagem Avaliação Formativa Alternativa Formação docente |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED /UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32625 |
Fecha de publicación : | 14-ene-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC VERSÃO FINAL TAISE.pdf | 990,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.