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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.authorSantos, Taise Barbosa Moreira dos-
dc.creatorSantos, Taise Barbosa Moreira dos-
dc.date.accessioned2021-01-14T15:12:57Z-
dc.date.available2021-01-14T15:12:57Z-
dc.date.issued2021-01-14-
dc.date.submitted2020-12-09-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32625-
dc.description.abstractA temática deste Trabalho de Conclusão de Curso é a Avaliação Formativa, investigada em suas concepções, procedimentos e elementos de base para a sua prática. Nessa direção, o objetivo geral deste trabalho é analisar significados e sentidos atribuídos à avaliação formativa, tanto por alguns dos teóricos da área/assunto, quanto pelos sujeitos que dela participam diretamente; no caso deste trabalho, escolhemos os/as estudantes. Para encaminhar a análise em função do objetivo geral informado, a pergunta/questão que elaboramos foi: Como os/as estudantes de Pedagogia percepcionam a avaliação formativa em suas vivências e contribuições aos processos avaliativos formativos? Utilizamos a metodologia descritivo-analítica para desenvolver este trabalho e o instrumento escolhido para responder à questão proposta foi o questionário. Ao todo, foram respondidos 12 questionários e a análise e interpretação das respostas foi feita, dialogando-se com os autores que discutem a Avaliação de modo geral, e a avaliação formativa, em particular. Para desenvolver o objetivo geral do trabalho, apresentamos os seguintes objetivos específicos: identificar estudos já realizados acerca da avaliação na Faculdade de Educação da UFBA; caracterizar a Avaliação Formativa; apresentar e discutir as percepções, vivências e indicações de estudantes acerca da avaliação formativa, com destaque para três temas: os significados da avaliação formativa e sua mobilização por parte dos professores e dos/as estudantes; os procedimentos mais apropriados a sua prática; as bases para a sua realização e as formas pelas quais já foi ou pode ser vivenciada. Concluímos, dialogando com as respostas dos/as estudantes que participaram da pesquisa que a avaliação formativa é a avaliação para as aprendizagens; sendo a apresentação de critérios avaliativos por parte do professores e seu feedback aos alunos os procedimentos mais apropriados para desenvolvê-la, acompanhada das práticas de autoavaliação e da heteroavaliação, consideradas importantes para a finalidade principal da avaliação formativa, a saber: a melhoria das aprendizagens e da formação para a docência. Assim sendo, a avaliação formativa é reafirmada pelos/as estudantes como uma necessidade, possibilidade e prática possível, sempre em construção.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectAvaliação para aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação Formativa Alternativapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleAvaliação formativa: percepções de estudantes de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, Erivelto Santiago-
dc.contributor.refereesAlves, Rejane de Oliveira-
dc.contributor.refereesVilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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