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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32625
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Taise Barbosa Moreira dos | - |
dc.creator | Santos, Taise Barbosa Moreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-14T15:12:57Z | - |
dc.date.available | 2021-01-14T15:12:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-14 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-09 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32625 | - |
dc.description.abstract | A temática deste Trabalho de Conclusão de Curso é a Avaliação Formativa, investigada em suas concepções, procedimentos e elementos de base para a sua prática. Nessa direção, o objetivo geral deste trabalho é analisar significados e sentidos atribuídos à avaliação formativa, tanto por alguns dos teóricos da área/assunto, quanto pelos sujeitos que dela participam diretamente; no caso deste trabalho, escolhemos os/as estudantes. Para encaminhar a análise em função do objetivo geral informado, a pergunta/questão que elaboramos foi: Como os/as estudantes de Pedagogia percepcionam a avaliação formativa em suas vivências e contribuições aos processos avaliativos formativos? Utilizamos a metodologia descritivo-analítica para desenvolver este trabalho e o instrumento escolhido para responder à questão proposta foi o questionário. Ao todo, foram respondidos 12 questionários e a análise e interpretação das respostas foi feita, dialogando-se com os autores que discutem a Avaliação de modo geral, e a avaliação formativa, em particular. Para desenvolver o objetivo geral do trabalho, apresentamos os seguintes objetivos específicos: identificar estudos já realizados acerca da avaliação na Faculdade de Educação da UFBA; caracterizar a Avaliação Formativa; apresentar e discutir as percepções, vivências e indicações de estudantes acerca da avaliação formativa, com destaque para três temas: os significados da avaliação formativa e sua mobilização por parte dos professores e dos/as estudantes; os procedimentos mais apropriados a sua prática; as bases para a sua realização e as formas pelas quais já foi ou pode ser vivenciada. Concluímos, dialogando com as respostas dos/as estudantes que participaram da pesquisa que a avaliação formativa é a avaliação para as aprendizagens; sendo a apresentação de critérios avaliativos por parte do professores e seu feedback aos alunos os procedimentos mais apropriados para desenvolvê-la, acompanhada das práticas de autoavaliação e da heteroavaliação, consideradas importantes para a finalidade principal da avaliação formativa, a saber: a melhoria das aprendizagens e da formação para a docência. Assim sendo, a avaliação formativa é reafirmada pelos/as estudantes como uma necessidade, possibilidade e prática possível, sempre em construção. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject | Avaliação para aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Formativa Alternativa | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Avaliação formativa: percepções de estudantes de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Souza, Erivelto Santiago | - |
dc.contributor.referees | Alves, Rejane de Oliveira | - |
dc.contributor.referees | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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