Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32605
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O negro de um sistema hermético - escola abrigo dos filhos do povo. |
Autor : | Souza, Luciene Rogério de |
metadata.dc.creator: | Souza, Luciene Rogério de |
Resumen : | O presente estudo reúne as contribuições teóricas sobre as relações étnico-raciais defendendo uma Educação fundamentada no respeito à diversidade, na alteridade, na dialética que deve existir entre os indivíduos na escola. Por isso, entende-se que é preciso evidenciar a presença do Racismo e suas possíveis conseqüências que por sua vez podem gerar o fracasso de crianças negras nas escolas públicas brasileiras, visto no baixo desempenho escolar destas. Para tanto foi realizada uma investigação empírica na Escola Abrigo dos Filhos do Povo, localizada em bairro de maior concentração da população negra, por meio de estudos em fontes documentais e utilização de instrumentos (questionários e formulários) distribuídos entre alunos negros e professores. Por fim, teve-se como conclusão que não há presença acentuada de manifestações racistas que cheguem a acidentar ou dificultar a inserção desses alunos na escola, porém que o estudo servirá como um alerta para investigar o baixo desempenho de negros no espaço escolar. |
Palabras clave : | Desempenho Diversidade Fracasso Racismo |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32605 |
Fecha de publicación : | 11-ene-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O NEGRO E O FRACASSO ESCOLAR NA CONTRAMÃO DE UM SISTEMA HERMÉTICO – ESCOLA ABRIGO DOS FILHOS DO POVO.pdf | 222,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.