Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.authorSouza, Luciene Rogério de-
dc.creatorSouza, Luciene Rogério de-
dc.date.accessioned2021-01-11T13:32:14Z-
dc.date.available2021-01-11T13:32:14Z-
dc.date.issued2021-01-11-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32605-
dc.description.abstractO presente estudo reúne as contribuições teóricas sobre as relações étnico-raciais defendendo uma Educação fundamentada no respeito à diversidade, na alteridade, na dialética que deve existir entre os indivíduos na escola. Por isso, entende-se que é preciso evidenciar a presença do Racismo e suas possíveis conseqüências que por sua vez podem gerar o fracasso de crianças negras nas escolas públicas brasileiras, visto no baixo desempenho escolar destas. Para tanto foi realizada uma investigação empírica na Escola Abrigo dos Filhos do Povo, localizada em bairro de maior concentração da população negra, por meio de estudos em fontes documentais e utilização de instrumentos (questionários e formulários) distribuídos entre alunos negros e professores. Por fim, teve-se como conclusão que não há presença acentuada de manifestações racistas que cheguem a acidentar ou dificultar a inserção desses alunos na escola, porém que o estudo servirá como um alerta para investigar o baixo desempenho de negros no espaço escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectFracassopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleO negro de um sistema hermético - escola abrigo dos filhos do povo.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O NEGRO E O FRACASSO ESCOLAR NA CONTRAMÃO DE UM SISTEMA HERMÉTICO – ESCOLA ABRIGO DOS FILHOS DO POVO.pdf222,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.