Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32605
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O negro de um sistema hermético - escola abrigo dos filhos do povo.
Autor(es): Souza, Luciene Rogério de
Autor(es): Souza, Luciene Rogério de
Abstract: O presente estudo reúne as contribuições teóricas sobre as relações étnico-raciais defendendo uma Educação fundamentada no respeito à diversidade, na alteridade, na dialética que deve existir entre os indivíduos na escola. Por isso, entende-se que é preciso evidenciar a presença do Racismo e suas possíveis conseqüências que por sua vez podem gerar o fracasso de crianças negras nas escolas públicas brasileiras, visto no baixo desempenho escolar destas. Para tanto foi realizada uma investigação empírica na Escola Abrigo dos Filhos do Povo, localizada em bairro de maior concentração da população negra, por meio de estudos em fontes documentais e utilização de instrumentos (questionários e formulários) distribuídos entre alunos negros e professores. Por fim, teve-se como conclusão que não há presença acentuada de manifestações racistas que cheguem a acidentar ou dificultar a inserção desses alunos na escola, porém que o estudo servirá como um alerta para investigar o baixo desempenho de negros no espaço escolar.
Palavras-chave: Desempenho
Diversidade
Fracasso
Racismo
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32605
Data do documento: 11-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O NEGRO E O FRACASSO ESCOLAR NA CONTRAMÃO DE UM SISTEMA HERMÉTICO – ESCOLA ABRIGO DOS FILHOS DO POVO.pdf222,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.