Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32591
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-cultural
Autor : Cerqueira, Maria Celeste S. M.
metadata.dc.creator: Cerqueira, Maria Celeste S. M.
Resumen : A monografia “A influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-cultural” é conseqüência de uma grande investigação feita em uma escola pública da periferia de Salvador, especialmente com a turma da 4ª série do ensino fundamental. Foi observada como a família - dando ênfase à família pobre e aos aspectos sócio-culturais – influencia no aprendizado da criança na escola. Que fatores levam a criança pobre ao fracasso escolar? Foram aplicados questionários e entrevistas para alunos, pais e professores, contendo perguntas específicas e relacionadas ao tema, além da conversa informal, que também contribuiu bastante para o enriquecimento desse trabalho. O referencial teórico abrange autores como Paulo Freire, Marilena Chauí, Pierre Bourdieu e outros, dando alicerce a tudo o que foi observado no trabalho empírico. A análise dos dados, associada à investigação proporciona a reflexão e conscientização da importância da família no aprendizado da criança na escola e incentiva a nós, educadores, pais e sociedade a lutar, gerando uma ação efetiva em conjunto para a melhoria do aprendizado da criança pobre.
Palabras clave : Família
Escola
Criança
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32591
Fecha de publicación : 9-ene-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.