Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Fernanda Maria Gomes-
dc.contributor.authorCerqueira, Maria Celeste S. M.-
dc.creatorCerqueira, Maria Celeste S. M.-
dc.date.accessioned2021-01-09T11:09:17Z-
dc.date.available2021-01-09T11:09:17Z-
dc.date.issued2021-01-09-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32591-
dc.description.abstractA monografia “A influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-cultural” é conseqüência de uma grande investigação feita em uma escola pública da periferia de Salvador, especialmente com a turma da 4ª série do ensino fundamental. Foi observada como a família - dando ênfase à família pobre e aos aspectos sócio-culturais – influencia no aprendizado da criança na escola. Que fatores levam a criança pobre ao fracasso escolar? Foram aplicados questionários e entrevistas para alunos, pais e professores, contendo perguntas específicas e relacionadas ao tema, além da conversa informal, que também contribuiu bastante para o enriquecimento desse trabalho. O referencial teórico abrange autores como Paulo Freire, Marilena Chauí, Pierre Bourdieu e outros, dando alicerce a tudo o que foi observado no trabalho empírico. A análise dos dados, associada à investigação proporciona a reflexão e conscientização da importância da família no aprendizado da criança na escola e incentiva a nós, educadores, pais e sociedade a lutar, gerando uma ação efetiva em conjunto para a melhoria do aprendizado da criança pobre.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleA influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSuzart, Cleverson-
dc.contributor.refereesSilva, Maria Cecilia de Paula-
dc.contributor.refereesAlmeida, Fernanda Maria Gomes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-cultural..pdf799,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.