https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32591
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-cultural |
Autor(es): | Cerqueira, Maria Celeste S. M. |
Autor(es): | Cerqueira, Maria Celeste S. M. |
Abstract: | A monografia “A influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-cultural” é conseqüência de uma grande investigação feita em uma escola pública da periferia de Salvador, especialmente com a turma da 4ª série do ensino fundamental. Foi observada como a família - dando ênfase à família pobre e aos aspectos sócio-culturais – influencia no aprendizado da criança na escola. Que fatores levam a criança pobre ao fracasso escolar? Foram aplicados questionários e entrevistas para alunos, pais e professores, contendo perguntas específicas e relacionadas ao tema, além da conversa informal, que também contribuiu bastante para o enriquecimento desse trabalho. O referencial teórico abrange autores como Paulo Freire, Marilena Chauí, Pierre Bourdieu e outros, dando alicerce a tudo o que foi observado no trabalho empírico. A análise dos dados, associada à investigação proporciona a reflexão e conscientização da importância da família no aprendizado da criança na escola e incentiva a nós, educadores, pais e sociedade a lutar, gerando uma ação efetiva em conjunto para a melhoria do aprendizado da criança pobre. |
Palavras-chave: | Família Escola Criança |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32591 |
Data do documento: | 9-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-cultural..pdf | 799,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.