Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32591
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-cultural
Autor(es): Cerqueira, Maria Celeste S. M.
Autor(es): Cerqueira, Maria Celeste S. M.
Abstract: A monografia “A influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-cultural” é conseqüência de uma grande investigação feita em uma escola pública da periferia de Salvador, especialmente com a turma da 4ª série do ensino fundamental. Foi observada como a família - dando ênfase à família pobre e aos aspectos sócio-culturais – influencia no aprendizado da criança na escola. Que fatores levam a criança pobre ao fracasso escolar? Foram aplicados questionários e entrevistas para alunos, pais e professores, contendo perguntas específicas e relacionadas ao tema, além da conversa informal, que também contribuiu bastante para o enriquecimento desse trabalho. O referencial teórico abrange autores como Paulo Freire, Marilena Chauí, Pierre Bourdieu e outros, dando alicerce a tudo o que foi observado no trabalho empírico. A análise dos dados, associada à investigação proporciona a reflexão e conscientização da importância da família no aprendizado da criança na escola e incentiva a nós, educadores, pais e sociedade a lutar, gerando uma ação efetiva em conjunto para a melhoria do aprendizado da criança pobre.
Palavras-chave: Família
Escola
Criança
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32591
Data do documento: 9-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A influência da família no desempenho da criança na escola, a partir de uma perspectiva sócio-cultural..pdf799,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.