Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32586
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A importância da educação para a projeção profissional da pessoa com deficiência visual
Authors: Portugal, Jaqueline Santiago
metadata.dc.creator: Portugal, Jaqueline Santiago
Abstract: Esta monografia tem como objetivo central compreender de que maneira a educação pode contribuir para a projeção profissional da pessoa com deficiência visual. Na perspectiva da análise de história de vida, com uma abordagem qualitativa buscou-se como referência o depoimento de uma pessoa com cegueira total, a fim de observar no seu processo de formação pessoal e profissional a contribuição da educação. O motivo pelo qual este tema foi escolhido advém do interesse em refletir sobre as práticas educativas presentes, tanto na escola quanto no âmbito familiar e social a favor da pessoa com deficiência. No mundo contemporâneo, o desenvolvimento social do indivíduo está diretamente atrelado ao sucesso profissional. Sendo assim, cabe a educação oferecer condições adequadas para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao convívio social, bem como tornar favorável o acesso desses ao mundo laboral. Nessa perspectiva abordamos teoricamente as passagens conceituais e históricas sobre a deficiência visual e também sobre a relação existente entre deficiência e trabalho; educação e trabalho. E por fim, a apresentação de uma pessoa cega que, por meio de seu depoimento revelou na sua história de vida um exemplo de superação.
Keywords: Deficiência visual
Aspectos educativos
Trabalho e educação
Inclusão profissional
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32586
Issue Date: 8-Jan-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia de Graduação.pdf367,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.