Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32581
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento
Autor(es): Lopes, Tatiana Sacramento
Autor(es): Lopes, Tatiana Sacramento
Abstract: O principal objetivo desse trabalho é realizar uma análise da importância do letramento no processo de alfabetização de jovens e adultos no contexto da educação brasileira. Procura-se salientar o valor potencial do alfabetizando diante da aprendizagem da leitura e da escrita e como a sua apropriação e o seu uso social pode inseri-lo em uma sociedade essencialmente letrada, a partir de uma prática docente significativa e coerente com as demandas sociais da língua escrita. Inicialmente é feito um levantamento histórico sobre a modalidade de educação de jovens e adultos no Brasil, durante a colonização até os dias atuais, analisando as políticas públicas desenvolvidas. Realiza-se uma análise acerca dos conceitos de letramento e alfabetização, conceituandoos sobre a visão de diversos autores, procura-se salientar a compreensão da linguagem como prática socialmente construída. Por último é tecida uma análise acerca do papel do professor na formação de sujeitos alfabetizados e letrados, a formação desse alfabetizador, sua relação com a escrita e sua influência no trabalho pedagógico.
This paper aims to analyze the importance of literacy in the literacy of young people and adults in the context of Brazilian education. It seeks to highlight the potential value of literate before the learning of reading and writing and how its ownership and its social use can enter it into a literate society mainly from a significant teaching practice and consistent with the demands of social written language. Originally done is a historical survey on the type of education for young people and adults in Brazil, during the colonization until the present day, examining the public policies. Is held on an analysis of the concepts of literacy and literacy, conceituando them on the vision of many authors, seeks to emphasize the practical understanding of language as socially constructed. Finally an analysis is made about the role of teacher training in the subject of literate and literate, the formation of literate, their relationship with the writing and its influence on the pedagogical.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Educação
Jovens e adultos
Literacy
Literacy
Adult and youth
Education
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32581
Data do documento: 8-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA SACRAMENTO LOPES.pdf278,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.