Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.authorLopes, Tatiana Sacramento-
dc.creatorLopes, Tatiana Sacramento-
dc.date.accessioned2021-01-08T19:11:46Z-
dc.date.available2021-01-08T19:11:46Z-
dc.date.issued2021-01-08-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32581-
dc.description.abstractO principal objetivo desse trabalho é realizar uma análise da importância do letramento no processo de alfabetização de jovens e adultos no contexto da educação brasileira. Procura-se salientar o valor potencial do alfabetizando diante da aprendizagem da leitura e da escrita e como a sua apropriação e o seu uso social pode inseri-lo em uma sociedade essencialmente letrada, a partir de uma prática docente significativa e coerente com as demandas sociais da língua escrita. Inicialmente é feito um levantamento histórico sobre a modalidade de educação de jovens e adultos no Brasil, durante a colonização até os dias atuais, analisando as políticas públicas desenvolvidas. Realiza-se uma análise acerca dos conceitos de letramento e alfabetização, conceituandoos sobre a visão de diversos autores, procura-se salientar a compreensão da linguagem como prática socialmente construída. Por último é tecida uma análise acerca do papel do professor na formação de sujeitos alfabetizados e letrados, a formação desse alfabetizador, sua relação com a escrita e sua influência no trabalho pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the importance of literacy in the literacy of young people and adults in the context of Brazilian education. It seeks to highlight the potential value of literate before the learning of reading and writing and how its ownership and its social use can enter it into a literate society mainly from a significant teaching practice and consistent with the demands of social written language. Originally done is a historical survey on the type of education for young people and adults in Brazil, during the colonization until the present day, examining the public policies. Is held on an analysis of the concepts of literacy and literacy, conceituando them on the vision of many authors, seeks to emphasize the practical understanding of language as socially constructed. Finally an analysis is made about the role of teacher training in the subject of literate and literate, the formation of literate, their relationship with the writing and its influence on the pedagogical.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJovens e adultospt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectAdult and youthpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleAlfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA SACRAMENTO LOPES.pdf278,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.