Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32579
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação para o trabalho: uma estratégia para ressocialização de detentos na Penitenciária Lemos Brito em Salvador
Autor(es): Barboza, Carine da Hora
Autor(es): Barboza, Carine da Hora
Abstract: Esta monografia possui como objetivo analisar o processo de formação para o trabalho desenvolvido nas oficinas na Penitenciária Lemos Brito em Salvador, como forma de desenvolvimento de ações sócio-educativas que visem à reintegração social dos egressos. Um estudo referente ao trabalho prisional como uma atividade laborativa, contribuindo assim para a construção de um corpo teórico que tome como objeto de investigação a relação entre educação é a condição de trabalho do detento. Esse caminho foi percorrido a partir da identificação da percepção dos reclusos sobre as atividades laborativas, com a caracterização da relação entre educação que se estabelece no trabalho do Programa Menos Presos, Mais Cidadãos e o processo de reintegração à sociedade e através da análise do modo como os presos são treinados e qualificados pelas instituições empresariais que regem as oficinas. Os resultados dessa análise levaram a concluir que o sistema penitenciário não tem cumprido com o que estabelece a Lei de Execução Penal Brasileira, 7.210/84, no capítulo III, no que se refere ao trabalho no cárcere como dever social e condição de dignidade humana, tendo a finalidade educativa e produtiva de contribuir consequentemente ao processo de reintegração do detento ao convívio social depois do cumprimento da pena. Sendo assim, o processo de formação para o trabalho foi analisado como forma de desenvolvimento de ações sócio-educativas que visem à reintegração social dos egressos.
Palavras-chave: socialização
ressocialização
educação laborativa
trabalho
Penitenciária Lemos Brito
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32579
Data do documento: 8-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Carine Barboza2010.2.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.