Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32575
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Agressividade no contexto de sala de aula: um estudo de caso numa escola pública de Salvador
Autor(es): Silva, Rosângela Maria da Gama
Autor(es): Silva, Rosângela Maria da Gama
Abstract: Esta pesquisa monográfica aborda o tema agressividade no contexto de sala de aula: um estudo de caso numa escola pública de Salvador, teve como objetivo geral: diagnosticar a agressividade dos alunos a partir de minhas próprias percepções bem como a de professores e gestores nos relacionamentos da comunidade escolar em estudo, e como específicos identificar as causas do comportamento agressivo dos alunos na sala de aula; compreender o comportamento agressivo dos alunos na convivência com os colegas e professor; e, desenvolver uma realidade empírica da agressividade numa escola pública do município de Salvador. Seu desenvolvimento se deu através de revisão bibliográfica e de estudo de caso numa Escola Municipal de Salvador, sendo utilizado como instrumento de pesquisa o questionário, aplicado a professores e alunos; e a entrevista realizada com a gestora e ainda o registro de observações diretas assistemáticas. Por fim, analisou-se o resultado dos instrumentos aplicados. A pesquisa indicou que a agressividade desencadeada na sala de aula, está associada a diversos fatores, tais como: Carência afetiva, desestruturação familiar, violência doméstica e na comunidade em que residem os sujeitos da pesquisa.
Palavras-chave: Agressividade
Violência
Escola
Sala de aula
Professores
Alunos
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32575
Data do documento: 8-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOGRAFIA DE GRADUAÇÃO (3).pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.