Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32575
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Agressividade no contexto de sala de aula: um estudo de caso numa escola pública de Salvador
Authors: Silva, Rosângela Maria da Gama
metadata.dc.creator: Silva, Rosângela Maria da Gama
Abstract: Esta pesquisa monográfica aborda o tema agressividade no contexto de sala de aula: um estudo de caso numa escola pública de Salvador, teve como objetivo geral: diagnosticar a agressividade dos alunos a partir de minhas próprias percepções bem como a de professores e gestores nos relacionamentos da comunidade escolar em estudo, e como específicos identificar as causas do comportamento agressivo dos alunos na sala de aula; compreender o comportamento agressivo dos alunos na convivência com os colegas e professor; e, desenvolver uma realidade empírica da agressividade numa escola pública do município de Salvador. Seu desenvolvimento se deu através de revisão bibliográfica e de estudo de caso numa Escola Municipal de Salvador, sendo utilizado como instrumento de pesquisa o questionário, aplicado a professores e alunos; e a entrevista realizada com a gestora e ainda o registro de observações diretas assistemáticas. Por fim, analisou-se o resultado dos instrumentos aplicados. A pesquisa indicou que a agressividade desencadeada na sala de aula, está associada a diversos fatores, tais como: Carência afetiva, desestruturação familiar, violência doméstica e na comunidade em que residem os sujeitos da pesquisa.
Keywords: Agressividade
Violência
Escola
Sala de aula
Professores
Alunos
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32575
Issue Date: 8-Jan-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOGRAFIA DE GRADUAÇÃO (3).pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.