Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32508
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A inter-relação entre o currículo e a prática pedagógica |
Autor : | Santos, Núbia dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Núbia dos |
Resumen : | Este trabalho aborda a temática inter-relação entre o currículo e a prática pedagógica, compreendendo que o currículo, como elemento norteador das práticas escolares, realiza uma função social que permite ao educando acesso ao conhecimento produzido e acumulado pela humanidade. Através das operações de seleção, organização e veiculação do conhecimento que cabem ao currículo, o educando se torna capaz de (re) construir saberes que o permitam fazer a leitura do mundo e da sociedade em que está inserido. Esta capacidade é possível através da prática pedagógica, tendo o professor como agente principal para que de fato os conteúdos curriculares sejam adquiridos pelos educandos e estes construam o conhecimento com a ajuda pedagógica do docente, realizada na sala de aula. A metodologia adotada para realização do trabalho consiste em um estudo com base de investigação a análise bibliográfica, que busca compreender a configuração do currículo na prática docente, na busca de repensar uma atuação pedagógica flexível sem fugir das propostas curriculares estabelecidas. |
Palabras clave : | Currículo prática pedagógica, construção do conhecimento |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Pedagogia |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32508 |
Fecha de publicación : | 18-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A inter - relação.pdf | 588,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.