Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32508
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A inter-relação entre o currículo e a prática pedagógica |
Authors: | Santos, Núbia dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Núbia dos |
Abstract: | Este trabalho aborda a temática inter-relação entre o currículo e a prática pedagógica, compreendendo que o currículo, como elemento norteador das práticas escolares, realiza uma função social que permite ao educando acesso ao conhecimento produzido e acumulado pela humanidade. Através das operações de seleção, organização e veiculação do conhecimento que cabem ao currículo, o educando se torna capaz de (re) construir saberes que o permitam fazer a leitura do mundo e da sociedade em que está inserido. Esta capacidade é possível através da prática pedagógica, tendo o professor como agente principal para que de fato os conteúdos curriculares sejam adquiridos pelos educandos e estes construam o conhecimento com a ajuda pedagógica do docente, realizada na sala de aula. A metodologia adotada para realização do trabalho consiste em um estudo com base de investigação a análise bibliográfica, que busca compreender a configuração do currículo na prática docente, na busca de repensar uma atuação pedagógica flexível sem fugir das propostas curriculares estabelecidas. |
Keywords: | Currículo prática pedagógica, construção do conhecimento |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Pedagogia |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32508 |
Issue Date: | 18-Dec-2020 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A inter - relação.pdf | 588,7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.