Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32440
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A literatura na escola: impressões de leitores infantis.
Authors: Silva, Fabiana Rodrigues da
metadata.dc.creator: Silva, Fabiana Rodrigues da
Abstract: O presente estudo monográfico tem por objetivo identificar quais as impressões das crianças sobre as narrativas de literatura que lhes são oferecidas na escola, levando em conta suas experiências existenciais, motivada pela pesquisa de Maria Alice Faria sobre as personagens de que as crianças realmente gostam. Para atender ao objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tomando-se a leitura como principal procedimento, e um estudo de campo, em uma escola da rede municipal de ensino, na qual se colheram dados através de entrevistas e observação de aulas. A pesquisa bibliográfica proporcionou o estudo sobre a Literatura Infantil que avança para a Literatura Infantil nacional; sobre a Literatura e Escola, focalizando a presença do texto literário e do leitor de literatura. O estudo de campo nos aproximou de experiências com a leitura da literatura e, principalmente, dos leitores que nos apresentaram suas impressões sobre o que lêem. Os resultados mostraram que a presença do texto literário na escola ainda ocorre com muitos problemas, no entanto, impressões, seja porque se identificam com personagens, pelas suas características, ou porque ações despertam sentimentos existenciais, de alguma forma, ficam nos leitores.
Keywords: Literatura infantil
Leitor
Personagens
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32440
Issue Date: 25-Nov-2020
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA RODRIGUES DA SILVA.pdf227,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.