Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32424
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A internet como ferramenta ou elemento estruturante: estudo de caso na escola experimental.
Autor(es): Vieira, Verônica Terto Ferreira
Autor(es): Vieira, Verônica Terto Ferreira
Abstract: No contexto em que estão as relações sociais na contemporaneidade, as tecnologias de informação e comunicação representam as formas mais fluidas de manifestação da cultura. Esta, que cria constantemente novas formas de comunicação, caracteriza-se por uma cultura ciber, no ciberespaço. Estando a sociedade imersa nesse espaço cibernético, todas as suas instâncias são também a ela pertencentes. A escola, uma das mais importantes dessas instâncias, calcada em modelos analógicos de ensino, precisa então decidir se continua com os “modelos” pedagógicos tradicionais, incorporando as TIC, especialmente a internet, de forma instrumental, ou se opta por conhecer suas possibilidades e potencialidades para então trabalhar de forma estruturante em um contexto cibercultural. Algumas escolas já se intitulam “modernas” e oferecem aulas de informática com acesso à internet. Como sabemos que esse fator por si só não as fazem trabalhar dentro do contexto necessário para a comunicação contemporânea, foi selecionada uma escola da rede particular de ensino, dentre as inúmeras escolas do país, para se analisar a concepção que tem das TIC e como a sua apropriação acontece, já que incluiu a informática em seu ensino. Essa escola se mostrou interessada pelo retorno desta pesquisa, o que fez a escolha por ela ser decisiva. A estratégia para essa análise foi o estudo de caso, que se deu na escola Experimental, e teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores do ensino fundamental e de que forma essa se relaciona a tecnologia mais popular: a internet. Para tanto, fez-se necessário observações, registros diários, análise documental e entrevistas com os sujeitos mais envolvidos: alunos e professores. As categorias emergentes foram interpretadas baseadas na fundamentação teórica acerca das TIC e das novas formas de organização social, a partir da sua imersão no ciberespaço. Após essas etapas, análise, interpretação e discussão, os resultados encontrados foram referentes a um perfil de escola que se apropria, ainda, da internet como ferramenta de auxílio em suas dinâmicas cotidianas. Escolas como essa, possuem avanço tecnológico, mas não utilizam isso para propiciar o que há de mais pode acrescer o seu trabalho pedagógico: a interatividade livre entre todos os sujeitos envolvidos no contexto, novas educações e novas formas de organização do trabalho pedagógico. Sendo a escola uma de suas instâncias mais importantes, esta deve conhecer as potencialidades de se trabalhar com as tecnologias e se apropriar da forma mais condizente com os avanços e com as novas manifestações de cultura desta sociedade. O que se busca não é apenas fazer com que a internet esteja na escola, mas, principalmente, permitir que estejam todos, escola, professores, alunos, e outros sujeitos, na internet, num contexto estruturante de apropriação das TIC.
Palavras-chave: Internet
Tecnologias da informação e comunicação
Escola
Cibercultura
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32424
Data do documento: 20-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERÔNICA TERTO FERREIRA VIEIRA.pdf371,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.