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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A organização do sistema provincial de ensino na Bahia segundo o Regulamento Orgânico de 1860 – 1862
Authors: Andrade, Erisvaldo Souza
metadata.dc.creator: Andrade, Erisvaldo Souza
Abstract: Esse trabalho pretende analisar o Regulamento Orgânico da Instrução pública na Província da Bahia. Com tal intento partiu-se das raízes da instrução formal no Brasil investigando e conhecendo as características da nossa educação, como foi se construindo uma estrutura educacional no Brasil, como essa estrutura foi pouco a pouco se tornando estatal, descentralizando-se e finalmente buscando uma sistematização legal. A expressão dessa organização do ensino ocorrida durante o Império se deu no período de 1860-62. O seu projeto foi da autoria do então Diretor Geral de Estudos da Província – personagem importante no processo histórico da organização educacional brasileira – João José Barbosa de Oliveira. Partiu-se da transcrição na íntegra do Regulamento Orgânico de 1860, da lei nº 868 de 1861, que modificou alguns de seus aspectos, e do Regulamento de 1862, que o pôs em efetivo funcionamento. Descreveu-se como cada nível de instrução foi tratado pelo Regulamento, expondo seus principais itens. Concluiu-se que este Regulamento de fato foi um marco na instrução pública baiana por ter terminado com as Aulas Régias vindas do tempo de Pombal e estruturado de fato a educação na província, prevendo a inter-relação entre os seus vários níveis e modalidades.
Keywords: Organização do ensino
Educação na Bahia imperial
Regulamento Orgânico
metadata.dc.subject.cnpq: História da Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32413
Issue Date: 18-Nov-2020
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