Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32412
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A inclusão de alunos com autismo na escola regular: a importância das interações sociais
Autor : Santos, Élida Cristina da Silva de Lima
metadata.dc.creator: Santos, Élida Cristina da Silva de Lima
Resumen : A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações estabelecidas entre o professor, o aluno com autismo e os colegas no cotidiano escolar e o impacto dessas interações no processo de inclusão. Para tanto, foram realizadas observações em uma sala de aula onde estava incluído um aluno com autismo, bem como contatos com as professoras desse aluno. A perspectiva de análise do presente estudo tem como base teórica, a abordagem sócio-histórica de Vygotsky. A opção metodológica adotada foi o estudo de caso, que é um enfoque qualitativo de pesquisa. Os resultados evidenciaram que apesar das pesquisas, apontarem que a pessoa com autismo apresenta dificuldade em relação às interações sociais e do aluno observado apresentar tais dificuldades, ocorreram interações sociais entre o aluno, professora e os colegas de classe. Essas interações foram benéficas para o aluno, pois, facilitavam o processo de inclusão e através delas o aluno era estimulado a abandonar comportamentos agressivos, estereotipias e apresentar condutas mais aceitáveis socialmente. Constatou-se também que uma das professoras possuía um papel fundamental no processo de inclusão do aluno, pois, conseguiu estabelecer um bom vínculo com o aluno e agia como uma mediadora na relação do aluno com os demais alunos e pessoas da comunidade escolar. Além disso, através das suas intervenções o aluno conseguia modificar alguns comportamentos e realizar as atividades escolares.
Palabras clave : Inclusão escolar
Autismo
Interações sociais
metadata.dc.subject.cnpq: Educação Especial
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32412
Fecha de publicación : 18-nov-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ELIDA CRISTINA SANTOS DA SILVA.pdf656,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.