Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorSantos, Élida Cristina da Silva de Lima-
dc.creatorSantos, Élida Cristina da Silva de Lima-
dc.date.accessioned2020-11-18T16:36:55Z-
dc.date.available2020-11-18T16:36:55Z-
dc.date.issued2020-11-18-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32412-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações estabelecidas entre o professor, o aluno com autismo e os colegas no cotidiano escolar e o impacto dessas interações no processo de inclusão. Para tanto, foram realizadas observações em uma sala de aula onde estava incluído um aluno com autismo, bem como contatos com as professoras desse aluno. A perspectiva de análise do presente estudo tem como base teórica, a abordagem sócio-histórica de Vygotsky. A opção metodológica adotada foi o estudo de caso, que é um enfoque qualitativo de pesquisa. Os resultados evidenciaram que apesar das pesquisas, apontarem que a pessoa com autismo apresenta dificuldade em relação às interações sociais e do aluno observado apresentar tais dificuldades, ocorreram interações sociais entre o aluno, professora e os colegas de classe. Essas interações foram benéficas para o aluno, pois, facilitavam o processo de inclusão e através delas o aluno era estimulado a abandonar comportamentos agressivos, estereotipias e apresentar condutas mais aceitáveis socialmente. Constatou-se também que uma das professoras possuía um papel fundamental no processo de inclusão do aluno, pois, conseguiu estabelecer um bom vínculo com o aluno e agia como uma mediadora na relação do aluno com os demais alunos e pessoas da comunidade escolar. Além disso, através das suas intervenções o aluno conseguia modificar alguns comportamentos e realizar as atividades escolares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInterações sociaispt_BR
dc.titleA inclusão de alunos com autismo na escola regular: a importância das interações sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.refereesCosta, Izabel Maria Villela-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIDA CRISTINA SANTOS DA SILVA.pdf656,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.