Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32403
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Currículo multicultural e identidade negra.
Autor : Conceição, Liliane Nascimento
metadata.dc.creator: Conceição, Liliane Nascimento
Resumen : O presente trabalho discute o papel do currículo na construção da identidade negra, trazendo como possibilidade desta construção, o currículo multicultural. Pretendeu-se com tal trabalho discutir por meio de teóricos, a diversidade cultural, tendo em vista a Lei nº 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em busca de uma compreensão da importância da cultura na construção da identidade negra e de que forma o currículo permite que uma identidade seja construída levando sempre em consideração a diferença. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para que uma base teórica fosse estabelecida a ponto de discutir questões referentes ao currículo e a identidade. Além disso, uma breve pesquisa documental foi realizada, para uma apropriação da Lei nº 10.639/03 e da Resolução CNE/CP nº 1/2004. Nas considerações finais, ressalta-se a importância dos documentos oficiais analisados para a cultura negra e reflete-se que ainda há muito para ser pesquisado a respeito do currículo multicultural se este for o caminho para a construção da identidade negra.
Palabras clave : currículo multicultural
identidade negra
Cultura
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32403
Fecha de publicación : 13-nov-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CURRÍCULO MULTICULTURAL E IDENTIDADE NEGRA.pdf202,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.