Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32403
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Currículo multicultural e identidade negra. |
Authors: | Conceição, Liliane Nascimento |
metadata.dc.creator: | Conceição, Liliane Nascimento |
Abstract: | O presente trabalho discute o papel do currículo na construção da identidade negra, trazendo como possibilidade desta construção, o currículo multicultural. Pretendeu-se com tal trabalho discutir por meio de teóricos, a diversidade cultural, tendo em vista a Lei nº 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em busca de uma compreensão da importância da cultura na construção da identidade negra e de que forma o currículo permite que uma identidade seja construída levando sempre em consideração a diferença. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para que uma base teórica fosse estabelecida a ponto de discutir questões referentes ao currículo e a identidade. Além disso, uma breve pesquisa documental foi realizada, para uma apropriação da Lei nº 10.639/03 e da Resolução CNE/CP nº 1/2004. Nas considerações finais, ressalta-se a importância dos documentos oficiais analisados para a cultura negra e reflete-se que ainda há muito para ser pesquisado a respeito do currículo multicultural se este for o caminho para a construção da identidade negra. |
Keywords: | currículo multicultural identidade negra Cultura |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED /UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32403 |
Issue Date: | 13-Nov-2020 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CURRÍCULO MULTICULTURAL E IDENTIDADE NEGRA.pdf | 202,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.