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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32331
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A educação do deficiente mental: uma revisão histórica |
Autor : | Bezerra, Edilene Moura |
metadata.dc.creator: | Bezerra, Edilene Moura |
Resumen : | Este trabalho buscou compreender o conceito de deficiência mental e investigar as possibilidades de aprendizagens da escrita pelos educando com deficiência mental, para tanto foi feito uma revisão bibliográfica que pudesse evidenciar a ocorrência do fenômeno, e se verificou que durante um longo período da historia da humanidade foram criados vários conceitos sobre deficiência mental, onde inicialmente as causas de tal “distúrbio” era atribuída ao misticismo, e as intervenções eram médicoterapeutica, essa situação ganha outra dimensão no século XIX, com o trabalho de Itard e a possibilidade de educar Victor, o menino selvagem, a partir daí surgiram novas abordagens, com suporte das correntes psicológicas e as intervenções pedagógicas, a principio segracionistas, mas o reconhecimento dos direitos sociais, dentre eles saúde e educação são assegurados por lei, e uma nova perspectiva de aprendizagem emerge, e são reconhecida as possibilidades de aprendizagem de conteúdos específicos como a escrita, considerada no passado um instrumento de poder, hoje é entendida como objeto social, pois é um importante e necessário instrumento de comunicação, é um patrimônio cultural. |
Palabras clave : | Deficiência mental Escrita Aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Especial |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED /UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32331 |
Fecha de publicación : | 15-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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