Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32287
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Desenvolvimento moral: o ambiente sócio-moral de uma escola construtivista |
Autor : | Silva, Caren Ramise Lopes da |
metadata.dc.creator: | Silva, Caren Ramise Lopes da |
Resumen : | Este trabalho pretende refletir sobre as relações entre o ambiente escolar e desenvolvimento
moral na infância sob a perspectiva construtivista, analisando uma escola particular construtivista de Salvador. Inicialmente, baseado nos estudos de Jean Piaget e seus seguidores, descrevo como se dá o processo de construção moral na infância e o papel da
escola como promotora de um ambiente favorável à evolução moral das crianças. Por último, analiso a escola em questão, a partir da fundamentação teórica e da prática educativa desenvolvida pelos professores, com o intuito de investigar se o ambiente sócio-moral da instituição é favorável ao desenvolvimento moral dos alunos. Assim, considerando a grande influência exercida pelo ambiente escolar no crescimento moral dos alunos, a escola e mais
especificamente o professor deve capacitar-se no sentido de compreender como se dão essas
relações, buscando criar uma atmosfera que favoreça a evolução moral das crianças, contemplando os desafios de uma sociedade democrática na formação de cidadãos críticos e autônomos. ABSTRACT - This paper aims to reflect on the relationship between the school environment and moral development in children under the constructivist approach, analyzing a private school constructivist Salvador. Initially, based on studies of Jean Piaget and his followers, describe it as the process of building morale in childhood and the role of school as a promoter of a favorable environment for the moral development of children. Finally, look at the school in question, from the theoretical basis and practical education developed by teachers in order to investigate whether the socio-moral environment is favorable to the institution's moral development of students. Thus, considering the great influence of the school environment in the moral growth of students, school and more specifically the teacher should train themselves to understand how to give those relationships, seeking to create an atmosphere that promotes moral development of children, including the challenges of a democratic society in the formation of independent and critical citizens. |
Palabras clave : | Desenvolvimento moral Ambiente sócio-moral Ambiente escolar cooperativo Autonomia moral Moral development Socio-moral environment Cooperative school environment Moral autonomy |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32287 |
Fecha de publicación : | 5-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf | 242,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.