Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGurgel, Paulo Roberto Holanda-
dc.contributor.authorSilva, Caren Ramise Lopes da-
dc.creatorSilva, Caren Ramise Lopes da-
dc.date.accessioned2020-10-06T00:28:48Z-
dc.date.available2020-10-06T00:28:48Z-
dc.date.issued2020-10-05-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32287-
dc.description.abstractEste trabalho pretende refletir sobre as relações entre o ambiente escolar e desenvolvimento moral na infância sob a perspectiva construtivista, analisando uma escola particular construtivista de Salvador. Inicialmente, baseado nos estudos de Jean Piaget e seus seguidores, descrevo como se dá o processo de construção moral na infância e o papel da escola como promotora de um ambiente favorável à evolução moral das crianças. Por último, analiso a escola em questão, a partir da fundamentação teórica e da prática educativa desenvolvida pelos professores, com o intuito de investigar se o ambiente sócio-moral da instituição é favorável ao desenvolvimento moral dos alunos. Assim, considerando a grande influência exercida pelo ambiente escolar no crescimento moral dos alunos, a escola e mais especificamente o professor deve capacitar-se no sentido de compreender como se dão essas relações, buscando criar uma atmosfera que favoreça a evolução moral das crianças, contemplando os desafios de uma sociedade democrática na formação de cidadãos críticos e autônomos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This paper aims to reflect on the relationship between the school environment and moral development in children under the constructivist approach, analyzing a private school constructivist Salvador. Initially, based on studies of Jean Piaget and his followers, describe it as the process of building morale in childhood and the role of school as a promoter of a favorable environment for the moral development of children. Finally, look at the school in question, from the theoretical basis and practical education developed by teachers in order to investigate whether the socio-moral environment is favorable to the institution's moral development of students. Thus, considering the great influence of the school environment in the moral growth of students, school and more specifically the teacher should train themselves to understand how to give those relationships, seeking to create an atmosphere that promotes moral development of children, including the challenges of a democratic society in the formation of independent and critical citizens.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subjectAmbiente sócio-moralpt_BR
dc.subjectAmbiente escolar cooperativopt_BR
dc.subjectAutonomia moralpt_BR
dc.subjectMoral developmentpt_BR
dc.subjectSocio-moral environmentpt_BR
dc.subjectCooperative school environmentpt_BR
dc.subjectMoral autonomypt_BR
dc.titleDesenvolvimento moral: o ambiente sócio-moral de uma escola construtivistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesRocha, Alan de Alquino-
dc.contributor.refereesSouza, Iracema de Jesus-
dc.contributor.refereesLima, Luciene Ribas Leite-
dc.contributor.refereesGurgel, Paulo Roberto Holanda-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf242,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.