Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32279
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação da aprendizagem: inclui ou exclui?
Autor : Santos, Cristiane Geralda dos
metadata.dc.creator: Santos, Cristiane Geralda dos
Resumen : Esta monografia pretende discutir Avaliação da Aprendizagem da Educação Básica no contexto brasileiro e analisar como a avaliação vem contribuindo historicamente para incluir ou excluir o educando da escola. O estudo de diversos teóricos da área serviu de alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvem o referido processo de construção. Com isso, o caminho seguido foi compreender a história da avaliação, em meio às discussões voltadas para sua compreensão no sentido amplo. No segundo momento analisa-se a problemática que insere a avaliação da aprendizagem, com as contribuições teóricas de autores que se tem dedicado a esse estudo diretamente ou indiretamente. Assim, através das compreensões que o texto empreendeu sobre a avaliação, como processo de aprendizagem foi possível destacar as relações de poder inerentes ao referido processo. Destacou-se, também, uma concepção diferente de erro.Através de uma abordagem qualitativa, por meio de analise bibliográfica, evidencia-se que a avaliação se faz necessária para promover o desenvolvimento e aprendizagem do educando
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem
Avaliação excludente
Relações de poder
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32279
Fecha de publicación : 5-oct-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia de Graduação.pdf283,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.