Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32279
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Avaliação da aprendizagem: inclui ou exclui? |
Autor : | Santos, Cristiane Geralda dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Cristiane Geralda dos |
Resumen : | Esta monografia pretende discutir Avaliação da Aprendizagem da Educação Básica no contexto brasileiro e analisar como a avaliação vem contribuindo historicamente para incluir ou excluir o educando da escola. O estudo de diversos teóricos da área serviu de alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvem o referido processo de construção. Com isso, o caminho seguido foi compreender a história da avaliação, em meio às discussões voltadas para sua compreensão no sentido amplo. No segundo momento analisa-se a problemática que insere a avaliação da aprendizagem, com as contribuições teóricas de autores que se tem dedicado a esse estudo diretamente ou indiretamente. Assim, através das compreensões que o texto empreendeu sobre a avaliação, como processo de aprendizagem foi possível destacar as relações de poder inerentes ao referido processo. Destacou-se, também, uma concepção diferente de erro.Através de uma abordagem qualitativa, por meio de analise bibliográfica, evidencia-se que a avaliação se faz necessária para promover o desenvolvimento e aprendizagem do educando |
Palabras clave : | Avaliação da aprendizagem Avaliação excludente Relações de poder Aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32279 |
Fecha de publicación : | 5-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf | 283,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.