Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.authorSantos, Cristiane Geralda dos-
dc.creatorSantos, Cristiane Geralda dos-
dc.date.accessioned2020-10-05T19:54:27Z-
dc.date.available2020-10-05T19:54:27Z-
dc.date.issued2020-10-05-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32279-
dc.description.abstractEsta monografia pretende discutir Avaliação da Aprendizagem da Educação Básica no contexto brasileiro e analisar como a avaliação vem contribuindo historicamente para incluir ou excluir o educando da escola. O estudo de diversos teóricos da área serviu de alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvem o referido processo de construção. Com isso, o caminho seguido foi compreender a história da avaliação, em meio às discussões voltadas para sua compreensão no sentido amplo. No segundo momento analisa-se a problemática que insere a avaliação da aprendizagem, com as contribuições teóricas de autores que se tem dedicado a esse estudo diretamente ou indiretamente. Assim, através das compreensões que o texto empreendeu sobre a avaliação, como processo de aprendizagem foi possível destacar as relações de poder inerentes ao referido processo. Destacou-se, também, uma concepção diferente de erro.Através de uma abordagem qualitativa, por meio de analise bibliográfica, evidencia-se que a avaliação se faz necessária para promover o desenvolvimento e aprendizagem do educandopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação excludentept_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: inclui ou exclui?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf283,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.