Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32274
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O ensino regular e o apoio educacional especializado no contexto da deficiência mental |
Authors: | Santos, Alana Patrícia Rocha |
metadata.dc.creator: | Santos, Alana Patrícia Rocha |
Abstract: | O presente trabalho, intitulado “O ensino regular e o apoio educacional especializado no contexto da Deficiência Mental”, teve como objetivo geral conhecer o papel do professor de apoio especializado face à inclusão do aluno com Deficiência Mental no Ensino Regular. Para isto, analisa-se a atuação pedagógica do professor itinerante junto ao docente da classe regular. Por isso, essa monografia constituiu-se de duas partes: uma teórica e uma prática. Na parte teórica, traz-se a todo o momento, o embasamento relativo ao tema disponibilizados pelas obras de Rodrigues (2003), Raiça (2006), González (2007), Carneiro (2007), Gomes “e outros” (2007), Paulon (2007) e pelos documentos normativos disponibilizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), além de pesquisa bibliográfica de outros autores ligados a temática. A parte prática volta-se à pesquisa em campo, que aconteceu em três estabelecimentos de ensino de Salvador, com aplicação de questionários a professores itinerantes e professores do Ensino Regular. Ao alicerçar os conhecimentos resultantes da análise teórica e das respostas do objeto de pesquisa aplicado, foi possível compreender que a ação pedagógica perpassa além dos ideais contidos nas propostas inclusivas. Percebeu-se que os docentes dos dois âmbitos têm sofrido com uma fragilidade nítida nas relações estabelecidas entre esses contextos educativos. E, por mais que se busque exercer um trabalho conciso, faz-se imprescindível primeiramente, estabelecer políticas locais que atendam a pessoa com Deficiência Mental dentro da realidade social na qual se vive. |
Keywords: | Educação especial Deficiência mental Educação inclusiva Atendimento educacional especializado |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32274 |
Issue Date: | 5-Oct-2020 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf | 365,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.