Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32274
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ensino regular e o apoio educacional especializado no contexto da deficiência mental
Authors: Santos, Alana Patrícia Rocha
metadata.dc.creator: Santos, Alana Patrícia Rocha
Abstract: O presente trabalho, intitulado “O ensino regular e o apoio educacional especializado no contexto da Deficiência Mental”, teve como objetivo geral conhecer o papel do professor de apoio especializado face à inclusão do aluno com Deficiência Mental no Ensino Regular. Para isto, analisa-se a atuação pedagógica do professor itinerante junto ao docente da classe regular. Por isso, essa monografia constituiu-se de duas partes: uma teórica e uma prática. Na parte teórica, traz-se a todo o momento, o embasamento relativo ao tema disponibilizados pelas obras de Rodrigues (2003), Raiça (2006), González (2007), Carneiro (2007), Gomes “e outros” (2007), Paulon (2007) e pelos documentos normativos disponibilizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), além de pesquisa bibliográfica de outros autores ligados a temática. A parte prática volta-se à pesquisa em campo, que aconteceu em três estabelecimentos de ensino de Salvador, com aplicação de questionários a professores itinerantes e professores do Ensino Regular. Ao alicerçar os conhecimentos resultantes da análise teórica e das respostas do objeto de pesquisa aplicado, foi possível compreender que a ação pedagógica perpassa além dos ideais contidos nas propostas inclusivas. Percebeu-se que os docentes dos dois âmbitos têm sofrido com uma fragilidade nítida nas relações estabelecidas entre esses contextos educativos. E, por mais que se busque exercer um trabalho conciso, faz-se imprescindível primeiramente, estabelecer políticas locais que atendam a pessoa com Deficiência Mental dentro da realidade social na qual se vive.
Keywords: Educação especial
Deficiência mental
Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32274
Issue Date: 5-Oct-2020
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia de Graduação.pdf365,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.