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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32274
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Santos, Alana Patrícia Rocha | - |
dc.creator | Santos, Alana Patrícia Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-05T17:36:32Z | - |
dc.date.available | 2020-10-05T17:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32274 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho, intitulado “O ensino regular e o apoio educacional especializado no contexto da Deficiência Mental”, teve como objetivo geral conhecer o papel do professor de apoio especializado face à inclusão do aluno com Deficiência Mental no Ensino Regular. Para isto, analisa-se a atuação pedagógica do professor itinerante junto ao docente da classe regular. Por isso, essa monografia constituiu-se de duas partes: uma teórica e uma prática. Na parte teórica, traz-se a todo o momento, o embasamento relativo ao tema disponibilizados pelas obras de Rodrigues (2003), Raiça (2006), González (2007), Carneiro (2007), Gomes “e outros” (2007), Paulon (2007) e pelos documentos normativos disponibilizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), além de pesquisa bibliográfica de outros autores ligados a temática. A parte prática volta-se à pesquisa em campo, que aconteceu em três estabelecimentos de ensino de Salvador, com aplicação de questionários a professores itinerantes e professores do Ensino Regular. Ao alicerçar os conhecimentos resultantes da análise teórica e das respostas do objeto de pesquisa aplicado, foi possível compreender que a ação pedagógica perpassa além dos ideais contidos nas propostas inclusivas. Percebeu-se que os docentes dos dois âmbitos têm sofrido com uma fragilidade nítida nas relações estabelecidas entre esses contextos educativos. E, por mais que se busque exercer um trabalho conciso, faz-se imprescindível primeiramente, estabelecer políticas locais que atendam a pessoa com Deficiência Mental dentro da realidade social na qual se vive. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Deficiência mental | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.title | O ensino regular e o apoio educacional especializado no contexto da deficiência mental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, João Danilo Batista de | - |
dc.contributor.referees | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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