Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorSantos, Alana Patrícia Rocha-
dc.creatorSantos, Alana Patrícia Rocha-
dc.date.accessioned2020-10-05T17:36:32Z-
dc.date.available2020-10-05T17:36:32Z-
dc.date.issued2020-10-05-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32274-
dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado “O ensino regular e o apoio educacional especializado no contexto da Deficiência Mental”, teve como objetivo geral conhecer o papel do professor de apoio especializado face à inclusão do aluno com Deficiência Mental no Ensino Regular. Para isto, analisa-se a atuação pedagógica do professor itinerante junto ao docente da classe regular. Por isso, essa monografia constituiu-se de duas partes: uma teórica e uma prática. Na parte teórica, traz-se a todo o momento, o embasamento relativo ao tema disponibilizados pelas obras de Rodrigues (2003), Raiça (2006), González (2007), Carneiro (2007), Gomes “e outros” (2007), Paulon (2007) e pelos documentos normativos disponibilizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), além de pesquisa bibliográfica de outros autores ligados a temática. A parte prática volta-se à pesquisa em campo, que aconteceu em três estabelecimentos de ensino de Salvador, com aplicação de questionários a professores itinerantes e professores do Ensino Regular. Ao alicerçar os conhecimentos resultantes da análise teórica e das respostas do objeto de pesquisa aplicado, foi possível compreender que a ação pedagógica perpassa além dos ideais contidos nas propostas inclusivas. Percebeu-se que os docentes dos dois âmbitos têm sofrido com uma fragilidade nítida nas relações estabelecidas entre esses contextos educativos. E, por mais que se busque exercer um trabalho conciso, faz-se imprescindível primeiramente, estabelecer políticas locais que atendam a pessoa com Deficiência Mental dentro da realidade social na qual se vive.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDeficiência mentalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleO ensino regular e o apoio educacional especializado no contexto da deficiência mentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.refereesOliveira, João Danilo Batista de-
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf365,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.