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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Linguagem e construção de identidade na educação de jovens e adultos
Autor : Conceição, Andreia Vieira da
metadata.dc.creator: Conceição, Andreia Vieira da
Resumen : O processo de construção identitária nos educandos, inclusive os afrodescendentes é um dos mecanismos necessários para a elevação da autoestima e da reflexão crítica sobre o lugar que estes sujeitos ocupam na sociedade. Ao dar-se conta da existência de outras culturas, o indivíduo tem condição de analisar e respeitar não apenas a cultura do outro como também a própria. Ele vai poder assim instrumentalizar-se para defender, valorizar, proteger e divulgar afirmativamente sua cultura. Nesse processo de diálogo de construção identitária a linguagem verbal e visual exerce um papel preponderante, pois, é através dela que ocorre a transmissão cultural e a construção da identidade de qualquer sujeito.Nesse sentido, a nossa pesquisa pretende propor a viabilização de uma prática pedagógica transformadora a partir de uma revisão bibliográfica, que mostra mesmo que de forma panorâmica, a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e na Bahia. No decorrer deste trabalho é ressaltada ainda, a importância da compreensão das noções de lingüística por parte do professor alfabetizador.
Palabras clave : Educação de jovens e adultos
Linguagem
Cultura
Prática pedagógica
Construção identitária
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32270
Fecha de publicación : 5-oct-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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