Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32270
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Linguagem e construção de identidade na educação de jovens e adultos
Authors: Conceição, Andreia Vieira da
metadata.dc.creator: Conceição, Andreia Vieira da
Abstract: O processo de construção identitária nos educandos, inclusive os afrodescendentes é um dos mecanismos necessários para a elevação da autoestima e da reflexão crítica sobre o lugar que estes sujeitos ocupam na sociedade. Ao dar-se conta da existência de outras culturas, o indivíduo tem condição de analisar e respeitar não apenas a cultura do outro como também a própria. Ele vai poder assim instrumentalizar-se para defender, valorizar, proteger e divulgar afirmativamente sua cultura. Nesse processo de diálogo de construção identitária a linguagem verbal e visual exerce um papel preponderante, pois, é através dela que ocorre a transmissão cultural e a construção da identidade de qualquer sujeito.Nesse sentido, a nossa pesquisa pretende propor a viabilização de uma prática pedagógica transformadora a partir de uma revisão bibliográfica, que mostra mesmo que de forma panorâmica, a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e na Bahia. No decorrer deste trabalho é ressaltada ainda, a importância da compreensão das noções de lingüística por parte do professor alfabetizador.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Linguagem
Cultura
Prática pedagógica
Construção identitária
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32270
Issue Date: 5-Oct-2020
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia de Graduação.pdf3,66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.