Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32270
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Linguagem e construção de identidade na educação de jovens e adultos |
Authors: | Conceição, Andreia Vieira da |
metadata.dc.creator: | Conceição, Andreia Vieira da |
Abstract: | O processo de construção identitária nos educandos, inclusive os afrodescendentes é um dos mecanismos necessários para a elevação da autoestima e da reflexão crítica sobre o lugar que estes sujeitos ocupam na sociedade. Ao dar-se conta da existência de outras culturas, o indivíduo tem condição de analisar e respeitar não apenas a cultura do outro como também a própria. Ele vai poder assim instrumentalizar-se para defender, valorizar, proteger e divulgar afirmativamente sua cultura. Nesse processo de diálogo de construção identitária a linguagem verbal e visual exerce um papel preponderante, pois, é através dela que ocorre a transmissão cultural e a construção da identidade de qualquer sujeito.Nesse sentido, a nossa pesquisa pretende propor a viabilização de uma prática pedagógica transformadora a partir de uma revisão bibliográfica, que mostra mesmo que de forma panorâmica, a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e na Bahia. No decorrer deste trabalho é ressaltada ainda, a importância da compreensão das noções de lingüística por parte do professor alfabetizador. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Linguagem Cultura Prática pedagógica Construção identitária |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32270 |
Issue Date: | 5-Oct-2020 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.