Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32270
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Linguagem e construção de identidade na educação de jovens e adultos
Autor(es): Conceição, Andreia Vieira da
Autor(es): Conceição, Andreia Vieira da
Abstract: O processo de construção identitária nos educandos, inclusive os afrodescendentes é um dos mecanismos necessários para a elevação da autoestima e da reflexão crítica sobre o lugar que estes sujeitos ocupam na sociedade. Ao dar-se conta da existência de outras culturas, o indivíduo tem condição de analisar e respeitar não apenas a cultura do outro como também a própria. Ele vai poder assim instrumentalizar-se para defender, valorizar, proteger e divulgar afirmativamente sua cultura. Nesse processo de diálogo de construção identitária a linguagem verbal e visual exerce um papel preponderante, pois, é através dela que ocorre a transmissão cultural e a construção da identidade de qualquer sujeito.Nesse sentido, a nossa pesquisa pretende propor a viabilização de uma prática pedagógica transformadora a partir de uma revisão bibliográfica, que mostra mesmo que de forma panorâmica, a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e na Bahia. No decorrer deste trabalho é ressaltada ainda, a importância da compreensão das noções de lingüística por parte do professor alfabetizador.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Linguagem
Cultura
Prática pedagógica
Construção identitária
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32270
Data do documento: 5-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.