Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31829
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : As práticas pedagógicas da Escola Comunitária Luiza Mahin: narrativas de docentes, coordenadores pedagógicos e gestores.
Autor : Santos, Ilmara Silva
metadata.dc.creator: Santos, Ilmara Silva
Resumen : Este trabalho tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas realizadas pela Escola Comunitária Luiza Mahin com crianças da Educação Infantil. As escolas comunitárias se caracterizam com instituições de ensino formal sem fins lucrativos. Elas nascem a partir da organização popular frente ao um projeto de Estado que se eximia da responsabilidade de ampliar a oferta de educação pública gratuita. No caso pesquisado, a motivação para criar a escola surge tanto pela falta de escolas de EI no bairro quanto pelos processos educacionais Excludentes que os sujeitos vivenciaram. A pesquisa se constitui de um estudo de caso (TRIVIÑOS, 1987). A produção dos dados aconteceu por meio da observação-participante, entrevista e diário de pesquisa. Convidou-se para o diálogo teórico, a exemplo de Freire (1979; 1993; 1996; 2018), Paiva (1983), Sposito (1986), Gohn (1994), Guerra (2012), Brandão (2012; 2013), Cavalleiro (2001; 2018). Concluiu-se que as práticas pedagógicas com crianças da EI na Escola Comunitária Luiza Mahin estão pautadas na promoção de uma educação antirracista e próxima a sua comunidade.
Palabras clave : Educação Infantil
Escola comunitária
Práticas Pedagógicas
Crianças
Convênios
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED/UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31829
Fecha de publicación : 15-abr-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia ILMARA_28_11.pdf597,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.